domingo, 17 de agosto de 2014

KOH PHANGAN - TAILANDIA



De Koh Lanta, pegamos uma van e um onibus e depois de longas 7,5 hs e US 19/ cada chegamos em Surat Thani uma cidade grande que fica no lado leste da costa sul da Tailandia. Koh Lanta é uma ilha mas ligada ao continente por duas balsas.

Por causa da diferença no clima (principalmente nos ventos), aqui no lado leste agora é alta estação enquanto que lá na costa oeste (onde fica Phuket e Koh Lanta) era baixa.

Aqui desse lado também tem várias ilhas mas a mais famosa mesmo é Koh Samui, enorme, um dos maiores destinos turísticos da Tailandia, com praia de tudo quanto é gosto.
Turista que não acaba mais, já viemos antes e em geral, não gostei.

Tem também Koh Tao, paraíso do mergulhador, que já viemos também e gostamos bastante.

Mas dessa vez viemos conhecer Koh Phangan, a quinta maior ilha da Tailandia, super turística e bem desenvolvida.

Passamos uma noite em Surat Thani no Hotel Iroom, US 15/ noite, razoável.
A cidade não vale a pena. Daí dia seguinte cedo pegamos uma van por uma hora até Don Sak e um barco por mais umas 2,5 horas (os dois por US 18/ por pessoa) até Koh Phangan.

Ficamos na praia próxima a vila principal Thongsala onde chegam os barcos vindos do continente e das ilhas próximas (Koh Samui e Koh Tao).
Nos hospedamos no Dakanda Resort, US 30/ noite, é bom, principalmente uns bangalos espalhados num jardim (bem mais caros), nosso quarto era simples mas completo.









Esses bangalos do Dakanda eram muito legais, mas US 60. Nosso quartinho também não era ruim e metade do preço.



A praia, como é daquelas que não afunda nunca, voce anda mar adentro e acaba ficando com água até no máximo na altura do joelho e tão morna que era até desagradável.






Mas tínhamos uma piscina também.







O calor é forte dia e noite, tem quem goste, eu acho exagerado.

Koh Phangan tem um monte de praias e todo tipo de hospedagem, mas fica tudo distante, a ilha é muito grande.

Essa ilha é frequentada há muito tempo e até alguns dos reis da Tailandia já vieram diversas vezes, diziam que aqui as pessoas viviam mais tempo, então eles vinham passar umas férias e respirar esse ar rejuvenecedor de Koh Phangan.

Mas quem gosta mesmo de Koh Phangan é a galera das festas afinal a festa mais famosa da Tailandia acontece aqui todo mes no dia da lua cheia (Full Moon Party).
Dizem que começou em 1988 com uma festa de aniversário de alguém.
A festa foi tão boa que o pessoal resolveu repetir na próxima lua cheia e assim, nos anos 90 virou a meca dos mochileiros que vinham se divertir, foi indo até que hoje em dia é uma festa de música eletronica que rola a noite toda e lota a ilha dias antes da lua cheia, todo mes, com gente vinda do mundo todo.




Praia Haad Rin, aqui que toda lua cheia ...




... acontece a famosa Full Moon Party.



Chegamos dois dias depois (de propósito) pois a ilha fica lotada e cara mas no cais ainda tinha fila de gente indo embora, alguns ainda todos pintados e “detonados” da festa.

Fora essa festa mensal, tem várias outras e o ano todo, é Festa da Meia Lua, Festa da Blackmoon Culture, Festival Open Air, Waterfall Party e por aí vai.




Quando nós estávamos lá teve esta, da Meia Lua. Mas não fomos. Acho que to ficando véio ...



Nós rodamos por vários dias pelas estradinhas da ilha e realmente tem algumas praias lindas, florestas, montanhas pra todo lado.
Koh Phangan é para todos os gostos, desde principalmente os mochileiros que querem festa até quem quiser se hospedar num resort super exclusivo numa baía perfeita.




Resorts com praias exclusivas.



Num dos dias, a Cris tava a fim de ficar na piscina e eu fui conhecer umas praias, lá do outro lado da ilha, rodei bastante, me perdi (são muitas estradinhas e nenhum mapa decente) até que uma hora passei na frente de um templo e resolvi entrar um pouco, parei a moto numa sombra e sentei um pouco debaixo de uma árvore pra descansar (o calor era absurdo).
Fiquei alí pensando... eu não sou religioso nem sigo nada a respeito disso.
Respeito cada um.
Mas já disse antes que tenho uma admiração pelos budistas.
Sei lá, conheço pouco mas me parece que tudo faz mais sentido, tem mais nexo.
Vou dar um exemplo de uma coisa que fiquei sabendo : - Sabem os mantras que os monges ficam tipo, recitando, sem parar, parecem repetitivos...
Sabem o que eles ficam dizendo ?
São os ensinamentos de Buda e não são só umas rezas pra ir subindo os degraus em direção ao Nirvana, se voce traduzir, em resumo, são palavras para melhorar o mundo ou por um mundo melhor, então são para mim e para voce também, merecem nosso respeito, não ?
Alguns mantras são repetitivos, falados em voz alta e iguais no mundo todo e sempre, pois assim, também, não serão esquecidos e principalmente não serão modificados com os séculos.
Faz sentido não ? Prá mim faz.



Foi aí que eu entrei.




E foi aí nessa sombra que eu sentei.



Um outro dia pegamos um passeio de barco que passa por várias praias e pára em alguns locais para snorkel.
Roubada forte, o snorkel era fraquíssimo, o barco lotado e apertado, caro (US 28/ pessoa). Na metade do passeio nos mandamos, hahaha.

Mais fotos :




Em Surat Thani toda noite tem feira de comidas na rua e aqui não é para turistas. Nessa barraca tinham aquelas larvas fritas nojentas que eles gostam mesmo.




Barco que vai pra Koh Phangan, era enorme e estava totalmente vazio, mas voltava lotado com o pessoal, dois dias depois da festa.




Aqui também tem esse negócio de passeio em elefante ...




... quanto mais eu vejo esses bichos acorrentados, mais pena eu fico deles.



Uma das belas praias da ilha.




Mais uma.




Aqui, "nossa" praia e lá no fundo a enorme ilha de Koh Samui.




Mais uma de Haad Rin, a praia da super-festa.



Então, se é para se escolher uma ilha dessa costa sudeste da Tailandia, indico sem dúvida Koh Tao, é menorzinha, linda e com certeza a mais legal das 3 daqui.
Koh Samui esquece, ultra turística e enorme.
Mas se voce tem vinte e poucos anos, saúde de ferro e quer se acabar um pouco, gastar um ano da sua vida numa noite só ... então venha prá Koh Phangan, exatamente na Full Moon Party.

Próximo post Região Norte da Tailandia.

domingo, 10 de agosto de 2014

KOH LANTA - TAILANDIA (2)



De Phi Phi saímos com um ferry por 1,5 hs e US 8,50/ cada até Koh Lanta.

Já estivemos aqui em fevereiro desse ano (tem um post), gostamos bastante, mas era alta estação e os preços dos hotéis chegam a ser duas ou tres vezes mais altos que agora.

Agora que estamos na baixa temporada ficamos no Lanta Riviera Resort, ótimo chalé, com tudo inclusive piscina e fica na frente do mar.
Para os primeiros 5 dias pagamos US 20/ noite e depois para mais 9 dias, consegui negociar um pouquinho mais e pagamos US 17/ noite.




Lanta Riviera Resort, fica na Klong Khong Beach.




Na alta esse chalezinho deve custar uns US 60.



Na alta temporada fica tudo aberto, restaurantes, bares, hotéis e tem sempre festa nos bares das praias. Bem mais movimentado, mas não chega a incomodar pois a ilha é grande e tem muita praia para se escolher.

Agora na baixa a maioria dos lugares fica fechada e teoricamente o clima seria ruim, muito vento, mar agitado e chuvas.
Até que no mar eu vi diferença sim, tá mais agitado e a água não fica tão clara.
Mas o clima estava ótimo, sol quase todo dia, tudo super calmo e poucos mas ótimos restaurantes abertos.




Otimo restaurante e escola de culinária, fica a uns 100 m do nosso hotel.




Jantamos aqui umas 4 ou 5 vezes. No prato de cima um curry com frutas e no outro arroz com abacaxi, castanhas e verduras. Os restaurantes não diminuem os preços na baixa temporada. Esses pratos custavam US 3,50 cada.



Aqui em Koh Lanta, como em quase todo lugar da Tailandia, sem uma motinho voce fica muito restrito então nós alugamos uma para todos os dias e ficávamos rodando pela ilha e praias até cansar.




Diária da moto na alta US 8, agora US 5.



Daí voltávamos para o hotel e dávamos um tempinho no ar condicionado do chalé para refrescar e depois passávamos a tarde toda na piscina, até o por-do-sol, que aliás fazia uns coloridos muito legais quase todo final de tarde.








Koh Lanta é uma das minhas ilhas preferidas na Tailandia.
Difícil dizer que é A PREFERIDA, porque outras que conheci, como por exemplo, Koh Phayam, também são muito legais.
E existem muitas que ainda não conheço e vou deixar para uma próxima vez.
E não estou falando só sobre as ilhas que todo mundo conhece, aquelas que tem inúmeros relatos nos guias de viagens e blogs de viajantes.
Existem muitas outras que quase não se sabe nada sobre elas.
Nessas o turismo ainda não existe ou está apenas começando.
Só como exemplo, por aqui, perto de Koh Lanta, vou citar uns nomes. Koh Jum, Koh Ngai, Koh Kradan e Koh Mook.
Quase ninguém ouviu falar, certo ?
Na próxima vez que eu vier, se alguém se interessar eu conto !

Mais fotos :




Nessa foto e nas 3 próximas, algumas das praias de Koh Lanta.


















Old Town, do outro lado da ilha.




Turistas dando banho nos elefantes, não dá pra saber quem se diverte mais, os turistas ou os elefantes.




Na "nossa" praia.



Porsche Cayenne Magnum. Essa Cayenne é a mais invocada de todas. Originalmente sai de fábrica com 450 cavalos, Daí vai pra uma empresa alemã chamada Techart que envenena o bólido deixando com 600 cavalos. Fica animal, 0 a 100 em 4,5 seg. E velocidade máxima limitada a 294 !




Mangostim, Aqui 1 kg, que dá umas 20 frutas médias, sai por US 0,50.




Extração de borracha, economia importante ...




... em Koh Lanta.



Mais um por-do-sol na frente do nosso hotel. E aquele pontinho branco bem na parte de cima da foto é  ...




... essa lua.



Próximo post Koh Phangan.