quinta-feira, 17 de abril de 2014

COMPARATIVO LAOS - CAMBOJA



No post anterior falei sobre Luang Prabang, nossa última cidade no Laos.

Nesse vou fazer um comparativo do Laos com o Camboja.
No começo achei até meio estranho esse negócio de comparar um país com o outro, cada um é cada um e nem teria muito motivo desse post existir mas eu não conhecia nenhum dos dois países e agora tive a oportunidade de passar um mes em cada.
Antes de vir tinha expectativas parecidas, agora acho que posso dar minha opinião caso alguém tenha que se decidir por visitar um ou o outro.

1 -    O Laos é um país com território maior e mais espalhado  que o Camboja e tem menos habitantes (uns 15 milhões no Camboja e uns 6 milhões no Laos), então, é bem mais vazio e tranquilo, aliás, o Laos é considerado o país mais tranquilo do sudeste da Ásia e sendo assim é uma ótima idéia ser o primeiro país a se visitar numa viagem por essa região pois voce já vai ver bastante coisa diferente das nossas como comidas, pessoas, costumes, etc.
      E não vai sentir a “pressão” que existe na Tailandia, Indonésia, Malásia, Camboja e outros. Resumindo, viajar pelo Laos é “light”, no Camboja não.
Ponto pro Laos.

2 -    Vientiane, capital do Laos eu achei muito, mas muito melhor que Phnom Penh, capital do Camboja.
      Vientiane é considerada a mais calma e tranquila capital de todos os países do sudeste da Asia.
Ponto pro Laos.

3 -    Luang Prabang, no Laos é pequena, super tranquila e com sua arquitetura francesa, é bem bonita até.
      Agora Siem Reap, no Camboja é muito maior, mais bagunçada, suja  e não muito bonita, mas também é uma cidadezinha legal (pelo menos a parte do centro) e tem uma vida noturna e um agito bem melhor que Luang Prabang.
      E ainda, Siem Reap tem os Templos de Angkor que dispensam comentários.
Ponto pro Camboja.

4 -    Uma camera fotográfica no Camboja é em torno de 30 % mais barata do que em qualquer outro dos países daqui (que eu tenha visto), não sei porque e também não sei se outros eletronicos também.
Ponto pro Camboja (não, não merece um ponto por causa disso, mas só me lembrei e quis comentar, rsrsr).

5 -    No Laos existe um clima de “paz” no ar, no Camboja não.
Ponto pro Laos.

6 -    Se voce quiser curtir os prazeres da vida, num sentido de “sexo, drogas e rock&roll”, no Camboja é tranquilo, no Laos não, são super caretas (com excessão em Vang Vieng).
Ponto pro Camboja, ou não, depende do gosto do fregues.

7 -    O Camboja recebe muito mais turistas que o Laos, sem comparação.
Ponto pro Laos.

8 -    O Laos tem uma região bem ao sul (nós não fomos) que é chamada de Região das 4000 Ilhas, deve ser legal, são ilhas fluviais, com alguma infraestrutura turística e que muitos dos que conheceram, curtiram.
      Mas pera lá o Laos não tem litoral, não tem praias marítimas, e nisso o Camboja esnoba e abre uma larga vantagem.
Ponto duplo pro Camboja.

9 -    Comparativo financeiro tem que ser feito e é importante, durante nossa estadia de 28 dias no Camboja e 30 dias no Laos e com toda a despesa gasta (para um casal), no Camboja foram US 2.445 (se fossem 30 dias seriam US 2.620) e no Laos US 1.813. 
      A diferença foi bem razoável, talvez porque pegamos um pouco mais de baixa temporada no Laos, mas de qualquer forma viajar pelo Laos é mais barato que pelo Camboja.
      Talvez porque seja bem menos turístico (??).
Ponto pro Laos.

10 -  Sobre a questão do povo, das pessoas, antes de compará-los preciso esclarecer que prá mim, esse quesito tem uma importancia enorme pois infelizmente (ou talvez felizmente), depois de viajar muito e conhecer tantos lugares diferentes, o lugar em si já não me impressiona tanto (ainda bem que sempre existem excessões), mas as pessoas que vamos conhecendo ou as vezes somente convivendo sim, tem mais importancia que os lugares.
      O povo do Laos é mais legal que o do Camboja, mas talvez nem tanto.
      Eu já li relatos de viajantes tarimbados dizendo que os laotianos são o povo mais simpático e legal do sudeste da Asia.
      Sim, eles até que são legais, mas quem tem essa idéia precisa conhecer os birmaneses (Mianmar), o esquecido Mianmar também pertence ao sudeste da Asia.
Empate (ou pontinho fraco pro Laos).

11 -  Politicamente não vou comparar nada, detesto política, mas só para constar o Camboja que teve o triste passado-recente nas mãos do Khmer Rouge (e também foi bombardeado pelos americanos) hoje tem um rei e um primeiro ministro no comando do governo e é um dos países mais corruptos do mundo.
      O Laos tem um governo comunista, é um dos países mais pobres do mundo e foi (também) massacrado por bombardeios dos super poderosos e prepotentes americanos. (Obs.:- Não estou me referindo ao povo americano (eu até quero morar lá), mas sim aos governantes e militares daquela época).

12 - Tem um outro assunto que não posso deixar de lado.
      Em relação a princípios, o Laos está bem acima do Camboja. Um pouco de decencia, respeito pelos mais velhos, etc., o Laos ganha fácil.
      No Laos também o assédio aos turistas é bem mais "light" que no Camboja.
Ponto pro Laos.

Veredito final !
Na verdade eu não deveria dar minha opinião pois acho que quem vem pro sudeste da Asia e vai visitar um dos dois, pode se organizar e incluir o outro no roteiro e daí tirar suas próprias conclusões.
Mas fiz esse post pra isso e não seria justo depois disso, eu não dar minha sincera opinião.
Eu sei que nesse meu comparativo meio assim, mal feito (rsrs), o Laos ficou com mais pontos que o Camboja, então pode parecer óbvio que eu indicaria o Laos.
Mas não.
Eu indico o Camboja.
Com toda certeza !!
Pelo simples motivo de ter gostado mais de lá, sem levar em conta as razões.
Claro que influenciado pelos Templos de Angkor e, principalmente as praias e o mar.
Sem esquecer que o comparativo é sobre visitar um ou o outro, como turista.
Se fosse escolher pra morar, provavelmente a decisão seria outra.

Enfim, se alguém que estiver lendo achar que em algum ou alguns dos tópicos falei besteira ou as comparações foram tendenciosas, etc. Calma. Eh só minha opinião pessoal, baseada em minhas observações.

Agora, com um novo visto colado no passaporte e passagem comprada...
Próximo post Hanói - Vietnã.






N

Um comentário: