sexta-feira, 9 de maio de 2014

DA NANG - VIETNA



Saindo de Hue pegamos um onibus por 4 hs e US 8,50/ cada até a cidade de Hoi An onde nos hospedamos.

No caminho passamos por Da Nang (30 km antes de Hoi An) e fiquei curioso pois vi umas pontes e uns prédios legais e modernos.
Então, mesmo tendo ficado em Hoi An (próximo post), eu fui conhecer Da Nang e arredores. Gostei e achei que merecia um post separado de Hoi An.

Da Nang é a terceira maior cidade do Vietnã (atrás de Ho Chi Minh e Hanói), é bem grande, com certeza mais de um milhão de habitantes mas como fica bem espalhada nem parece. Tem avenidas largas e um centro bem arrumadinho, bem cuidado que de cara causa uma boa impressão.
Litoranea, é o segundo maior porto do Vietnã e no passado era considerada uma cidade com má reputação, provavelmente por ser uma cidade portuária.

Depois, com a guerra, quando a região foi escolhida como ponto de descanso e recreação dos soldados americanos, tudo foi se modificando.
Hoje é a cidade com maior desenvolvimento de todo o país.
Inaugurou um aeroporto internacional em 2012 e vem se tornando um destino turístico, principalmente para turistas vietnamitas.
Atrai principalmente por suas belas praias e tem muito hotel de várias categorias.
Mas chamam a atenção alguns resorts e campos de golfe de um luxo exagerado.
Então, apesar de estarmos hospedados em Hoi An que é super legal, um dia aluguei uma moto e fui sozinho conhecer um pouco de Da Nang e arredores.






Saindo de Hoi An em direção a Da Nang.



Saí lá pelas 10:00 hs e logo após uns 20 kilometros parei para visitar as Marbles Mountains (montanhas de mármore).
Hoje são cinco montanhas, não muito grandes, onde ao redor se formou uma pequena vila com muitos artesãos especializados em esculpir o mármore. No passado tudo isso era uma montanha de mármore gigantesca e por causa da retirada constante do mármore, o local foi se modificando e sobraram só essas 5 montanhas atuais.
Existem várias lojas, algumas enormes e luxuosas, onde são vendidas (muitas para exportação) esculturas de mármore de várias cores, tamanhos e apesar de a maioria ser de símbolos e motivos religiosos, também tem bastante arte abstrata e moderna.

Não costumo curtir muito esculturas em geral mas confesso que fiquei impressionado com algumas peças simplesmente maravilhosas.

Tudo começou com a extração do mármore dalí mesmo, mas hoje em dia o comércio cresceu muito e estão utilizando mármore trazido da China, precisam preservar as “pequenas”  montanhas que sobraram aqui pois são uma atração turística com cavernas, pagodas e templos encravados no mármore.
Atraem turistas e assim movimentam mais as vendas das belas esculturas.




Duas das Montanhas de Mármore.



Outra. Nessa dá pra ver um pedaço de uma pagoda. Tem até um elevador (alí no lado esquerdo), para facilitar a vida dos turistas.



Esculturas, todas em mármore ...



... trabalhos muito bonitos ...



... em várias cores.



Lojas luxuosas.



Peças lindas, cheias de detalhes.



Algumas são enormes, pesam toneladas. Para dar uma noção dos tamanhos, comparem com aquele banco no canto direito da foto.



Continuei meu passeio e chegando em Da Nang, antes de ir conhecer a cidade, tinha planejado dar uma volta na Península de Son Tra então fui contornando a cidade por uma bela avenida beira-mar bem devagarinho para curtir o visual da bonita praia principal da cidade.




Praia de Da Nang e lá no fundo a Península de Son Tra.



O tempo estava ótimo, céu azul, perfeito (eu ainda tinha muito o que rodar), mas logo que começou a estrada da península de repente olhei para trás e estava se formando uma nuvem esquisita sobre Da Nang, justo na direção onde eu pretendia ir depois.




Nuvem estranha, não ?



Tubo bem, pensei, vou conhecer a península e depois vejo o que faço.

A Península de Son Tra é linda, bem preservada com uma boa estrada, belas praias praticamente desertas e apesar de ser bem grande tem somente dois pontos com construções.
Uma famosa pagoda, Chua Linh Ung, que tem uma enorme estátua chamada de Lady Buddha, virada para o mar e com vista para parte da cidade de Da Nang.
E o outro, no final da estrada, o exclusivo e super luxuoso Intercontinental Son Tra Resort.



 
Na Península.



Estátua gigante, Lady Buddha. E o tempo lá atrás querendo fechar.



Península e lá na ponta, o mega resort.




Quase o final da estrada, bem próximo ao resort.



Nas subidas da estrada da Península, comprovei que a moto era valente, ia em quarta marcha mesmo, sem reclamar, comecei a gostar ...



... e ainda tinha um útil "segurador de mapas".



Rodei por boa parte da Península e comprovei que os americanos não foram nem um pouco bobos em escolher essa região para descansar durante a guerra.

Quando ia voltando da Península de Son Tra em direção a cidade de Da Nang, o tempo piorava e já eram quase 14:00 hs, achei melhor deixar o resto da viagem para o dia seguinte.
Ainda queria rodar por Da Nang e depois pretendia ir meio longe, não iria conseguir fazer tudo e voltar antes de anoitecer.




As nuvens foram aumentando e olha como ficou o céu, lá em cima de Da Nang.



Então, parei um pouco pra tomar um caldo de cana e me mandei rapidinho.



No fim foi só uma chuva rápida que quase nem molhou.
Voltei então para Hoi An.
Fui até o cara que me alugou a moto e combinei mais uma diária.
Dia seguinte voltaria a Da Nang e recomeçaria minha “aventura”.
Nesse dia rodei 100 kms e só conheci as Montanhas de Mármore, pequena parte da orla de Da Nang e a bela Península de Son Tra.

Dia seguinte acordei mais cedo e as 8:00 já estava na estrada.
Logo cheguei em Da Nang e comecei a rodar pela cidade, conheci suas belas pontes, avenidas e prédios modernosos.




Avenidas largas e prédios modernos.



Parte do Porto.



Um, dos vários super-hotéis da cidade.



E esse um restaurante de luxo.



Esse estádio, futurista.



Visto por outro angulo.



Olhem só essa ponte ...



... me lembrei da Ponte Estaiada de S. Paulo, que também é bonita, mas essa aqui ...



... além de ser bem maior, tem tres conjuntos de cabos e só pra dar uma esnobada, em um dos conjuntos inverteram a posição de fixação dos cabos e criaram um efeito visual muito legal.



Essa outra, então, a Dragon Bridge, ...



... onde o dragão formado ...



... é na verdade a enorme estrutura de sustentação da ponte. Haja engenharia, hem.



Essa, perto das outras era a mais feinha. Mas não se enganem. Todas as noites a ponte fica fechada para veículos e pedestres porque aquela parte central (que tem uma estrutura de cabos) gira para dar passagem a barcos grandes. Eh enorme e impressionante, outro belo exercício de engenharia.



Essa, pela foto não parece, mas também é bem bonita e é a maior de todas. Gigantesca. E todas elas ficam ainda mais bonitas de noite, pois tem um projeto de iluminação em cada uma. Isso eu não cheguei a ver ao vivo, mas vi fotos. Se tiverem interesse ponham no google "Famous Bridges from Da Nang" ou assim "Danang bridges".



Prédios enormes, e esse da esquerda ...



... achei realmente bonito.



Foi uma surpresa encontrar aqui no Vietnã um hotel em homenagem a um amigo meu que mora lá quase do outro lado do mundo, em Miami.



Interessante que numa cidade meio moderna, em plena expansão, num canto da praia, praticamente dentro da cidade, ainda tem gente vivendo como antigamente.
São pescadores da Man Thai Fishing Village que utilizam seus barcos fabricados alí mesmo.

Conheci de perto um pouco dos chamados “basket-boats”, são barquinhos de apoio, redondos, feitos de bambu trançado, muito diferente de qualquer outro barco que eu já tenha visto.




Vila dos pescadores, basket-boats na praia e Da Nang ao fundo...



Eles trançam esses bambus ...



... passam um tipo de um impermeabilizante e os barcos-cesta estão prontos.



E esses barquinhos são a cara do Vietnã, tanto quanto os chapéus de cone que as mulheres vietnamitas (geralmente as do campo), usam até hoje.



Esse.



Depois de rodar bastante dentro da cidade e de me divertir com o transito maluco deles peguei a estrada rumo norte em direção a Hue.
A idéia era conhecer uma famosa estrada de serra chamada de Hai Van Pass.
Chegam a dizer que é um dos trechos de serra mais bonitos do mundo (exagero, claro) e a fama tem crescido depois de terem filmado aqui um episódio de um programa da BBC, Top Gear – Vietnam Special.
Fizeram o mundo se interessar por essa estrada que realmente merece um passeio.
De moto é perfeito.
Depois de uns 20 ou 30 kms de Da Nang, começa a subida, é uma bela montanha e a estrada vai seguindo no meio da mata e com vistas para baías desertas e o mar lá embaixo.

Na parte mais alta tem um ponto de parada, com alguns vendedores de souvenirs e um Forte frances com alguns “bunkers” que foram utilizados pelos americanos na época da guerra.
A estrada não tem túneis, então é super sinuosa.
Junto com ela, vai mais abaixo o trilho do trem (esse com túneis), dizem que também é uma bela viagem.
E como essa estrada, apesar de ser boa (toda asfaltada) fazia a viagem ficar demorada demais, em 2005 fizeram um novo caminho com um túnel de mais de 6 kilometros que encurta a viagem entre Hue e Da Nang em uma hora.
Melhor ainda, esse trecho ficou quase sem movimento, raramente aparece um caminhão ou carro.
Depois de descer a serra, lá do outro lado da montanha, ainda dei uma volta bem grande numa lagoa que tem uma grande produção de ostras que eles cultivam usando pneus velhos de bicicleta e moto, não entendi direito como, mas vi milhares de pneus velhos pela estrada na beira da lagoa, com marcas de ostras grudadas neles.  Passei pela cidade de Lang Co.
Então era hora de voltar.

Poderia querer voltar pela estrada nova, pelo túnel seria bem mais rápido, mas sendo proibido para motos e bicicletas, fui “obrigado” a novamente curtir o trecho de estrada chamado de Hai Van Pass. 





Começa a serra.



Começo da subida, lá bem ao fundo, a cidade de Da Nang ...



... e olhando para baixo começam as bonitas paisagens ...



... e vou subindo...



... até o ponto mais alto, onde se encontram o Forte Frances e os Bunkers Americanos ...



... daí começa a descida ...


 
... tem curva que não tem 180 graus, é mais fechada que isso ...



 
... e lá embaixo naquele trecho de areia e mato, a cidade de Lang Co, e do lado esquerdo a lagoa ...




... Lang Co vista mais de perto ...



... contornei toda a lagoa, era enorme e tava um vento super forte, eu não passava de 30-40 km/h ...



... quando fui iniciar a subida já na volta, encontrei com o trem, ele iria mais por baixo, perto do mar e eu serra acima ...



... quando cheguei, de novo, na parte mais alta e já ia começar a descer de volta pra casa ...



... reparei naqueles turistas, lá na subida para visitar o Forte e pensei, vou tentar subir lá com a moto e ver onde vai chegar ...



... fui subindo e o Forte e as barraquinhas de souvenirs foram ficando ...



... cada vez mais longe ...



... continuei até entrar no meio das nuvens ...



... e passar acima delas ...



... fui indo até enxergar outro bunker americano, lá no topo ...



... continuei até onde deu com a moto, larguei ela e ainda segui mais um pouco a pé ...



... até chegar ao lado do bunker, quase no topo da montanha e registrar com essa foto ...



... daí era hora de descer tudo de volta até a estrada, lá embaixo. Na subida a moto veio "chorando" em primeira-marcha e para descer engatei primeira pra ajudar a segurar e fui bem devagarinho, "esmagando" os freios. De volta a estrada foi só seguir viagem, devagar, com cuidado e curtindo a liberdade. Fim.



Acabando a descida da serra, segui para Da Nang e depois Hoi An.
Cheguei de volta a Hoi An lá pelas 15:00 hs.
Depois de 170 km e umas 7 horas na estrada.
Meio cansado e com o traseiro meio adormecido mas realizado com o passeio por Da Nang e as belas paisagens ao redor.
Pura diversão.

Sobre Da Nang, não acho que seja necessário se hospedar lá, façam como eu, fiquem em Hoi An, é próxima e bem mais agradável e então reservem um dia para passearem por essa região.

Próximo post Hoi An.

4 comentários:

  1. Ro, traz aquela pequena estátua de Buda Rosa pra mim???

    ResponderExcluir
  2. boa tarde , que tipo de carta precisa ter para alugar uma moto ???? sou brasileiro...aguardo e obrigado
    mbasile.ci@gmail.com

    estou planejando ir para asia e adorei essa viagem sua para da nang.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde , que tipo de carta precisa ter para alugar uma moto ???? sou brasileiro...aguardo e obrigado
    mbasile.ci@gmail.com

    estou planejando ir para asia e adorei essa viagem sua para da nang.

    ResponderExcluir