domingo, 18 de maio de 2014

MUI NE - VIETNA



Viemos de Nha Trang para cá de onibus por US 7/ cada e em 5 hs de viagem.

Ficamos no Minh Hung Guesthouse, US 12/ noite, razoável, bem novinho, mas apesar de ter ar condicionado o quarto era bem quente.




A entrada é alí a esquerda, e o hotel fica na parte de cima e dos fundos dessa ótica, do mesmo dono.



Mui Ne é uma cidadezinha de praia e há pouco tempo atrás era só mais uma vila de pescadores, o turismo foi chegando, o número de hotéis e principalmente resorts aumentando e se tornou turística.

Então começaram a explorar alguns locais próximos para entreter esses turistas.
Uma cachoeira, umas termas e principalmente umas dunas de areia onde voce vai subir e curtir o visual e depois descer escorregando de sandboard ou sentado numas placas de fibra.




Fomos conhecer a região. Lá no fundo uma vila de pescadores.




Nesse trecho, a esquerda as dunas brancas.




E aqui as dunas vermelhas (pra mim são amarelas, mas eles chamam de "red dunes").



As propagandas foram feitas, os guias de viagem recomendam, e o pessoal começou a chegar.

Na real a vila é praticamente só um trecho de estrada com 10 km, paralelo a praia.
Numa parte tem os moradores e suas sujeiras (como são porcos !), um ou outro mercadinho, então aparecem alguns hotéis e restaurantes e mais para o fim da vila ,ao sul, resorts e mais bares e restaurantes. Nada além disso. E sem beleza nenhuma.

E a praia ... bom aí é que vem a pior parte. A praia é praticamente inacessível em vários trechos pois o mar encosta (e destrói) as construções da orla. E na parte acessível não achei nem um pouco legal.




Praia feia e lixo na areia.




Olha o que tiveram que fazer em grande parte da praia para conter a erosão.



Tem uma atração interessante, vento forte e constante que se por um lado faz a alegria do pessoal dos kites e windsurfs, por outro acaba deixando o mar agitado e a água escura.

Além da praia, os passeios são fraquíssimos.

Ficamos dois dias e caímos fora, pra mim, Mui Ne é “fria”, dispensável.
Propaganda enganosa.
A não ser que voce curta kite ou wind, daí sim.

Mais fotos :




Esses mini- polvos pareciam uns ETs.




Placa de uma guesthouse escrita em vietnamita, ingles e russo. Aqui e em muitas cidades do Vietnã as placas e os cardápios são quase sempre em ingles e russo. A quantidade de turistas russos é enorme, em vários locais são a grande maioria. E eu não sei se é verdade mas falam que muitos deles são grossos, briguentos, etc.. O vietnamita não curte eles nem um pouco.




Vimos essa moto encostada na beira da estrada e paramos. O cara (um moleque magrelo) trouxe esses 4 vasos enormes (mais de 70 kg cada) desde Hanói até aqui em 15 dias de viagem (uns 1.600 kms de distancia). Loucura total. Um peso absurdo. Nem sei se ele ia mais longe ou não, foi difícil de nos entendermos. Também não sei porque ele fez isso, se ia vender ou era alguma encomenda. Só não entendo porque não mandaram de onibus ou outro jeito qualquer. E o preço de cada vaso, se entendi bem, era US 75.




Olha esse que vi na estrada, uma motoca caindo aos pedaços, com 4 barras de gelo, eu calculo que cada barra dessas pesa por volta de 50 kg. Tres na garupa estão presas, a outra ele segura com os joelhos.



Barcos de pesca vietnamitas. Aqueles dois redondos são os típicos "basket-boats", mas em vez de bambu trançado, esses são modernos, de fibra-de-vidro.  




Algumas praias perto de Mui Ne, nos fizeram lembrar de parte do litoral do Ceará ou do Rio Grande do Norte.




Engenhoca que o cara arrastava na areia acho que era para pegar aquelas conchinhas tipo vongole.




Em volta dessas estacas de cimento eles plantam (e vão amarrando) uns tipos de cactos que produzem ...






... as "dragon-fruits".



Em qual voce entraria ?



Próximo post Ho Chi Minh City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário