segunda-feira, 21 de julho de 2014

UBUD - BALI - INDONESIA (2)

Em Tulamben pegamos um taxi por US 32 e depois de 3 horas chegamos em Ubud, onde nos hospedamos no Puji Bungalow, US 22,50/ noite.
Simples mas bom, pessoal atencioso, lugar tranquilo e silencioso e uma pequena plantação de arroz bem na frente do bangalo.

Nosso bangalo.

Plantação de arroz, bem na porta do quarto.

Já estivemos em Ubud ano passado e quizemos voltar porque realmente vale a pena, tem um monte de lojinha, bar, restaurante e passear pelas estradinhas em volta da cidade é bem legal.
Ubud é bem aquele Bali que imaginamos, muitos templos, muito campo de arroz e tudo bem arrumado e bonito.

Como já existe o outro post (setembro de 2013) e não tenho muito assunto vou mostrar um pouquinho da gastronomia daqui e dos objetos de decoração e artes de Bali.
Não entendo muito disso, nem de arte, nem de gastronomia então mostro algumas fotos e digo que se por acaso alguém gosta do estilo balines e tem uma grana, deve vir aqui dar uma olhada quando for montar uma casa, além dos preços serem baixos, enviar qualquer coisa para qualquer país, hoje em dia, é fácil.

Tem muito tipo de arte.

Nessa loja, tudo feito de bambu.

Madeira.

Bronze.

Placas de madeira com propagandas antigas.

Madeira. Tem muita coisa que o preço chega a ser ridículo.

Tubarões psicodélicos, de madeira.

Girafas psicodélicas e "nossa" motoca ...

... em estilo retro.

Pipas exóticas.

Esse "demonio" aí de madeira tem mais de 3 metros de altura.

Cranios de boi esculpidos. Gosto meio duvidoso.

Vários artistas trabalham alí na rua mesmo.

Móveis.

Portas.

Vidros.

Esculturas gigantes.

Cadeiras.

Banco, ligado a uma mesinha lateral, tudo uma peça só.

Se um dia eu tiver uma casa e se puder escolher, já sei, será um belo bangalo com a estrutura de madeira aparente e com paredes e pisos de alvenaria. O estilo baiano (do sul da Bahia) e decoração balinesa !

E agora sobre as comidas.
Posso dizer que não ligo muito pra isso e nem tenho paladar refinado.
Sinceramente adoro um arroz com feijão e se tivesse que eleger o tipo de comida que mais gosto, seria a italiana, com certeza.
Mas a comida da Indonésia não é nada mal.
A Sílvia, que curte uma boa comida, esteve aqui em Ubud uns dias antes de nós e aproveitou para comer bem, daí nos escreveu e deu umas dicas legais, fomos conferir e mostro pelas fotos.

Semu Jaen ...

... uma salada grega, mais uma salada com laranja, mais 2 potes de chá gelados. Total US 9. Interessante que na salada com laranja eles colocam também uns pedaços da casca, bem fininhos. E fica muito bom.

Living Food Lab ...

... uma saladona que voce escolhe os ingredientes, mais uma tortilha de milho cheia de coisas saudáveis e uma água de coco com limão. US 7,20. Algumas vezes a Cris não quer pedir nada para tomar junto com a comida. Sei lá porque ? Pois ela acaba sempre tomando o que eu pedi, rsrsr.

Soma ...

... um macarrão com abobrinha, mais um tipo de um hamburguer de shitake, mais 2 cervejas escuras. Total US 17,10 (só as 2 cervas custaram US 6).

Alchemy ...

... uma salada grande que voce monta, mais uma quiche de espinafre, mais uma bebida estranha. US 13. A bebida era uma mistura de água de coco probiótico (??) com uma groselha que eles dizem que tem propriedades super saudáveis, mas era bem ruinzinha, rsrsr. Agora, a quiche de espinafre, excelente ! Detalhe, que a quiche é crua. A tal da Raw Food. Ou Comida Viva, como alguns chamam no Brasil.

Bali Buda, a Cris não tá alí posando prá foto não, só tava se protegendo da chuva enquanto eu ia buscar a moto, esse dia chegamos no hotel encharcados ...

... um hamburguer de peixe, uma lasanha vegetariana e um suco de limão com hortelã. US 12,30.

Ayu Cafe Mesari. Os outros todos acima eram restaurantes naturebas, alguns meio chiques, esse aqui já é um restaurante local, bem simples, chamados aqui de Warung ...

... um satay (que são espetinhos de porco com molho de amendoim), mais uma salada de batatas, mais 2 chás gelados com limão. US 5,70.

Cafe Bali ...

... um filé de peixe com batatas, mais uma lula com molho típico, mais um suco e um chá gelado. US 8,80.

E aqui, estávamos rodando meio sem rumo por umas estradinhas e resolvemos tomar um café. Escolhemos uma barraquinha bem simples de uma senhora sorridente. Deve ter ficado toda orgulhosa com nossa presença (dificilmente algum turista pararia alí). Pedimos (através de mímicas, claro) dois cafés e pegamos um saquinho de amendoim (caseiro). Daí ficamos ali imaginando quanto seria a conta ... Pensei que talvez ela fosse se aproveitar da situação e nos "enfiar a faca", chutei uns US 1,50. A Cris disse, não, no máximo uns US 1. Quando fui pagar fiz sinal de quanto é ? Ela falou algo que não entendi nada e só dava risada. Daí foi até uma gaveta e me mostrou uma nota de 5 mil rúpias. Paguei. 5000 rúpias = US 0,45.

Se eu tivesse grana sobrando uma viagem bem legal que eu faria seria uma viagem gastronomica.
Tipo assim, escolher os destinos só para se comer do bom e do melhor e só bebendo vinho bom.
Mas eu não viria para cá, pra Asia.
Já que posso sonhar, eu pegaria um Mercedes conversível e, no verão europeu, rodaria pela Itália e França, só na mordomia, só buscando prazer pro paladar.

Voltando a realidade.

Mais fotos :

Ubud é assim, templos e ...

... imagens pra todo lado.

Esse estava sendo preparado para alguma cerimonia.

A macacada da Monkey Forest ...

... tava tudo com ...

... cria nova.

Belos terraços de arroz de Tegallalang, pena que o tempo tava meio encoberto.

De noite, com a lua quase cheia, na frente do nosso bangalo.

Agora vamos para Legian, só por 2 dias, e depois Tailandia.
Compramos passagem para Phuket (pelo preço) e ainda não temos certeza de onde vamos em seguida (não pretendemos ficar em Phuket).
Por isso ainda não sei qual vai ser o próximo post, mas logo mais publico e também comento sobre os gastos na Indonésia.