terça-feira, 8 de julho de 2014

NUSA LEMBONGAN - BALI - INDONESIA (2)

Voltamos para a Indonésia.
A Sílvia, que ainda não conhecia, veio até aqui em Lembongan, ficou por uns dias e foi para Gili e outros lugares, agora sozinha, até dia 18 quando ela volta para a Europa.
Eu e a Cris ficaremos um mes só pela Ilha de Bali.

De Puerto Princesa nas Filipinas saímos primeiro com um voo de 1,5 hs até Kota Kinabalu na Malásia e depois outro por 2,5 hs até Denpasar em Bali.
Os dois voos por US 183/ pessoa.

No aeroporto mesmo voce paga US 25 e tira o visto por 30 dias, sem burocracia.

Chegamos em Denpasar a noite e fomos direto a Sanur onde nos hospedamos só por uma noite e na manhã seguinte pegamos o barco público (lento), US 9/ cada e 1,5 hs até a praia de Jungutbatu em Nusa Lembongan (Nusa é Ilha em bahasa, o idioma daqui).

Esse barco demora mais, as lanchas levam só 30 min., mas além de serem mais caras, batem muito e agora na época de ondas é bem desconfortável.

Ficamos por 10 dias no mesmo hotel da outra vez, o Bunda 7 Bungalows, US 28/ noite, muito bom. (Bunda é uma das formas de se falar Mãe, em bahasa, rsrsrs)

Bem no estilo balines.

Como já escrevi um post sobre esse lugar é só procurar no blog em Setembro de 2013 e ver tudo lá.

Mas quero acrescentar algumas coisas a respeito dos mergulhos daqui.
Já no segundo dia fomos mergulhar (mergulho livre, só de máscara e snorkel) no Mangrove Point, é na frente da entrada para o mangue, bem pertinho da praia, mas voce vai de barco (US 7/ pessoa) porque tem uma correnteza razoável e assim o barqueiro vai seguindo atrás enquanto voce flutua com a correnteza e contempla um dos lugares mais bonitos que eu já vi em matéria de peixes multi coloridos e corais duros.

Aqui é de onde sai o barquinho e lá no fundo onde está aquele veleiro é o Mangrove point.

Depois noutro dia combinamos com outro barqueiro ir em 3 diferentes pontos para “snorkeling” (US 16/ pessoa).

Primeiro em Manta Point onde ajudados por estarmos na época certa caímos na água e passamos uma meia hora com a companhia de mais de 8 arraias manta nadando prá lá e prá cá.
Basta voce ficar parado e elas passam, as vezes sozinhas, as vezes em duplas, as vezes lá no fundo (uns 6 metros) ou as vezes a 1 metro de voce.
Essas não eram tão grandes como outras que já vimos, tinham uns 3 metros de largura. Espetáculo puro !

Depois disso não precisávamos de mais nada era só ir embora totalmente satisfeitos.
Mas ainda fomos a Crystal Bay, um mergulho perto das pedras que “balança” bastante causando uma sensação boa, voce fica parado e é arrastado pela ondulação para um lado e para o outro, muito legal e a transparencia da água e variedade de peixes e corais, nem consigo descrever, numa escala de 0 a 10 é nota 11 !

E para arrematar o dia, o último dos tres pontos de mergulho foi no Mangrove que já tínhamos ido dias antes e voltamos só para confirmar que é um dos mais bonitos do mundo.

Outros dias ficávamos passeando pelas praias e estradinhas dessa ilha e da vizinha Nusa Ceningan.

E no penúltimo dia, não resistimos a tentação e voltamos pela terceira vez para flutuar pela correnteza do Mangrove Point e gravar direitinho na memória aquelas cenas submarinas que prá mim talvez sejam as mais bonitas que existem.

Só para relembrar, os melhores e mais bonitos fundos do mar que visitamos :

- Nusa Lembongan e arredores, na Indonésia.

- Gili, na Indonésia.

- Pulau Tioman, Malásia.

- Pulau Perhentian, Malásia.

- Phi-phi, Tailandia.

- Similan Islands, Tailandia.

- Moalboal, Filipinas.

- Puerto Barton, Filipinas.

- El Nido, Filipinas.

Existiram outros mas agora me lembro desses acima.

Tenho vontade de qualquer dia desses, vir de novo para o Sudeste da Asia e, então com uma boa camera sub e talvez até uma filmadora, volto a todos esses lugares (e acrescento outros) e vou registrando tudo, cada peixe ultra colorido e os mais variados jardins de corais, depois monto um mini documentário e quando estiver velho e chateado, pego meu filminho, assisto, e vou me lembrar que já tive meus bons momentos.

Mais fotos :

As manchas escuras na água são as algas cultivadas aqui, para a indústria de cosméticos.

Eles colhem com esses barcos ...

... ou as vezes só com esse cesto ...

... depois levam para outra etapa ...

... separar e preparar umas mudas para replantar ...

... aqui começo da secagem ...

... que depois fica assim ...

... e essas vão ser replantadas.

Agora estamos na época das ondas, a galera do surf ...

... se esbalda.

Nossa fiel companheira descansando na sombra enquanto vamos mergulhar no Mangrove. Aqui sem uma motinho voce não faz quase nada.

Ponte que liga Nusa Lembongan a Nusa Ceningan, parece enorme mas só passam motos e bicicletas.

Esse bar em Ceningan não era ...

... nada mal.

Mushroom beach.

Devils Tears, aqui o mar ...

... bate forte.

Made Byasa, construiu uma casa subterranea, cavando sozinho durante 15 anos ...

... quem quiser ler essa é a história. E hoje em dia seu filho que tem lá pelos seus 60 anos fica aproveitando a sorte grande e nunca precisou trabalhar pois cobra ...

... US 5 de cada turista que quiser vir aqui.

Série : "OLHA A COR DESSE MAR" I

II

III

IV.

Na praia de Jungutbatu é assim... cultura de alga no raso e ondas boas pro surf no fundo.

Eu já estava me esquecendo que quem trabalha pesado aqui na Indonésia são as mulheres. Olha elas aí descarregando um barco.

Criatividade.

Mais um cultivador de algas.

Meu sonho é um dia ser capitão de um barquinho desses. O da esquerda, claro, heheh.

Mas como ainda não consegui realizar meu sonho e por enquanto não tenho muito o que fazer, então todo final de tarde, ou eu ia ver o por-do-sol na praia ...

... ou ficava na beira da piscina, só observando ...

... as pombas beberem água e se refrescarem ...

... ou esses passarinhos de bunda amarela, que chegavam todos arrumados e bonitos ...

... mas depois de tomarem banho, ficavam todos bagunçados ...

... olha só a cara daquele alí, hahaha.