sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PULAU PERHENTIAN - MALÁSIA

Taí um lugar legal.

Nós saimos de Pulau Tioman, subindo pela costa leste da Malásia, com intenção de ficar em mais 3 ilhas.
As duas primeiras, Pulau Kapas e Pulau Redang tivemos que desistir, mas não perdemos Pulau Perhentian.
Desistimos das duas primeiras porque a época das monções está chegando mais cedo esse ano e o pessoal começa a fechar tudo, até dia 18/10 praticamente todos os hotéis e restaurantes, nas ilhas desta costa iriam fechar.
Como Perhentian é a mais conhecida das tres ilhas, optamos por ela, esperando encontrar melhores preços que nas outras.

A viagem até aqui não foi tão simples.
Saímos de Tioman, de barco,US 10 cada, daí chegando no continente, não tinha passagem de onibus
pelos próximos 4 dias (devido a um feriado nacional de muçulmanos), então dividimos um taxi com duas alemãs até Kuantan, levou tres horas e custou US 25/cada. De Kuantan as alemãs iam tentar seguir viagem, nós achamos melhor dormir por lá e achamos um hotelzinho por US 12,50.
No dia seguinte pegamos um onibus até Kuala Terengganu US 6,50/cada por 4 horas e em seguida outro onibus para Kuala Besut, mais 3 hs e US 3,25/cada. Chegando arrumamos um hotel (US 15) em frente ao pier onde saem os barcos pra ilha. Dia seguinte logo de manhã pegamos uma lancha, US 11/cada e ,em 1 hora e pouco enfim chegamos.

Long Beach

Pulau Perhentian tem duas ilhas principais, entre várias outras. Big Island (Besar) e Small Island (Kecil).
Big Island tem um clima meio familiar com hospedagens melhores e Small Island é mais “mochileira”, principalmente na praia que escolhemos, Long Beach.
Como em outras ilhas, existem alguns resorts mais caros, em praias menos conhecidas e meio particulares. Então sobram  Long Beach e Coral Beach. Parecidas, mas Coral Beach é menor e a praia pior.

Coral Beach

Em Long Beach existem dois hotéis melhores com diárias por volta de US 130 e, vários outros meio caídos que vão desde US 40 até os baratíssimos de US 4,50 (nesses, segundo a Cris, os chalézinhos lembram uma casinha de cachorro).

Esse é o Bubu hotel, um dos dois mais caros.

Esse é o  D' Rock Garden, parece bom pela foto,
mas é meio caído,
preço por volta de US 25.

Ficamos no Moonlight, bem ao lado do pier, os quartos são razoáveis, US 25, mas o clima é bem legal e o staff (pessoal que trabalha lá) muito gente fina.

Moonlight Chalets.

Nosso quarto é o último.

Vista do quarto.

De dia um sossego total, praia quase vazia (lembrando que estamos no finalzinho da estação aberta) e a noite um agito legal nos dois únicos bares da praia, um ao lado do outro.
Íamos sempre no Oh- Lala, super rústico e muito legal.

Relax no Oh- Lala.

De novo, Oh-Lala.

E tem uma pizza que surpreendeu, feita num forno a carvão que eu nunca tinha visto antes.

O forno, simples e eficaz.

A marguerita, saindo.

Mas o que interessa mesmo, pra maioria das pessoas que vem pra cá é... Adivinhem ? O fundo do mar, claro !!  Mais uma vez, maravilhoso, interessantíssimo !
É só pegar uma máscara e sair no canto esquerdo da praia, passando por baixo do pier, vai primeiro encontrar cardumes enormes de peixinhos e, um pouco mais no fundo, peixes multicoloridos, corais e formações incríveis.

O pier, e nosso quartinho lá atrás.

Um dos cardumes que sempre ficam em
baixo do pier e, esse era pequeno.
Voce vai lá e entra no meio deles, no começo, formam
uma roda na sua volta, depois vão chegando cada vez
mais perto, é bem legal.

Fotos ? Sim, eu tiraria umas lindas mas a camera nova deu defeito ( agora estou escrevendo de Kuala Lumpur, já consegui trocar por outra zero).

Um dos dias fomos mergulhar com o pessoal super “cool” (relax) da Turtle Bay Dive, US 28/ cada.
O lugar do mergulho, Pinacle point, é 10, sem correnteza, uns 25 mts de profundidade, muito peixe de tudo quanto é tamanho, etc., etc., pena que a visibilidade não estava das melhores (final de estação, de novo),
 mas um dia ainda voltamos na época certa.

O “problema” de ficar mergulhando em lugares tão incríveis, como aqui na Malásia, é que depois disso será
difícil outro mergulho nos empolgar tanto...
Bom, ainda bem que daqui a mais um tempinho estaremos na Tailandia e o fundo do mar de lá também não é nem um pouco feio !!

Mais duas fotos :

Logo cedo, indo pegar o barco pra ir embora.

Os muitos pontos de mergulho em volta
das Perhentians.

Agora estamos novamente em Kuala Lumpur, resolvendo algumas coisas e tentando tirar o visto pro próximo destino.

Mas a viagem pela Malásia ainda não acabou, daqui mais uns dias recomeçaremos, agora pela costa oeste.