sexta-feira, 14 de março de 2014

SIHANOUKVILLE - CAMBOJA



Viemos de Phnom Penh para cá de onibus, 6 hs e US 7/ cada.
Viagem meio cansativa pois são seis horas para percorrer somente 230 km.
Mas aqui é assim mesmo.

Sihanoukville é uma cidade litoranea bem turística, com algumas praias mais ou menos boas e mais quase nada pra se fazer.
A região do centrinho é bem caída e suja.
As praias principais, onde quase todo mundo fica são Occheuteal beach e Serendipity beach.

Se nós tivéssemos feito como a maioria e nos hospedado nessas praias eu teria escrito sobre Sihanoukville com desprezo e decepcionado.
Mas tivemos muita sorte e dias antes de virmos a Cris leu algo sobre evitar essas praias e ficar numa outra mais distante, bem mais vazia e somente a 7 km dessas.
Fui buscar mais informações e, sem dúvida nenhuma,  iríamos nos hospedar em Otres beach. Ainda bem rústica, simples e bonita. Quase perfeita.

Então, caso alguém que esteja lendo, um dia venha ao Camboja e queira conhecer a famosa Sihanoukville, nem pense duas vezes.
Só aceite ficar hospedado em Otres beach.




Otres beach.






A única rua.




Praticamente é somente a praia, bem bonita, e uma rua.
Tem bangalos e barzinhos, alguns de frente para o mar e outros do outro lado da rua, só isso.

Mas, infelizmente já deu pra perceber que não vai ser assim por muito mais tempo ...

Ficamos primeiro hospedados no Lim Hour Bungalows, US 20/ noite, bem simples e rústico, nada mais que uns barracos de madeira e palha.
Não ficava de frente pra praia, mas gostamos bastante do pessoal que trabalha lá.




Lim Hour.




E, logo que conseguimos vaga, nos mudamos para o Chez Paou, também US 20 e super simples, mas na areia !




Nossos barracos no Chez Paou.




O restaurante visto da praia.



Logo que chegamos demos uma volta pela praia, depois pela rua e eu comecei a falar prá Cris que aquele lugar me fazia lembrar de uma praia num filme que tinhamos assistido, quando ela disse que estava pensando exatamente a mesma coisa.
No bom filme “E Sua Mãe Também“, de 2001, com Gael Garcia Bernal, tem uma hora que os tres protagonistas vão passar uns dias numa praia no México, super tranquila, simples e legal. Parece muito com Otres beach.

E vale a pena vir pra cá, voce vai ficar o dia todo sem fazer nada, só deitado nas cadeiras da praia, lendo algum livro e de vez enquando dando uns 10 passos para mergulhar e se refrescar.
A água do mar chega a ser morna, o dia todo.
Se tiver cansado de não fazer nada no máximo poderá alugar um veleirinho, um kite ou um windsurf.




Vento bom todo dia.



E de noite escolhe um dos restaurantezinhos super “cools” daqui e relaxa de novo, tomando um chopp barato e comendo várias coisas deliciosas.




Fresh spring roll, delicioso. Nesta foto está acompanhado de um suco de manga, pois ainda não era de noite.




Não vale muito a pena, mas caso canse de não estar fazendo nada, pode alugar uma motinho e ir conhecer a região e as outras praias.

Eu acabei indo um dia dar umas voltas e conto como foi abaixo, junto com as fotos :




Primeiro arranjar uma motoca, (US 5), depois um mapa da região (tá alí preso no banco) ...



... peguei a estrada até bem longe. Na ponta do mapa ficava o Porto de Sihanoukville (deve ser o mais importante do Camboja) fui direto pra lá tirei uma foto e comecei a retornar ...



... perto do porto tinha um pouco de movimento de caminhões ...



... e era a estação final de um trem ...



... tinha até um mega transatlantico ancorado, não acredito que aqui seja parada de algum cruzeiro, na verdade fiquei pensando porque ele estaria nesse lugar e não concluí nada ...



... então, pausa para uma água de coco (US 0,50), o calor tava forte e eu de goela seca ...



... entrei então na primeira praia depois do porto, Victory beach, coitada, bem feinha ...



... e a segunda, Hawaii beach, bem mais bonita. Mas e aquela ponte que aparece nessa foto e na anterior ? Fiquei curioso e tentei ir até lá e atravessar pra ver o que teria naquela ilha do outro lado para terem construido uma ponte tão alta, grande, larga e, imagino eu caríssima ? Não consegui, o acesso está fechado. Na próxima praia fui conversar com um cara e perguntar sobre o que teria na ilha, (depois confirmei com outra pessoa). Bom, ninguém sabe exatamente o que tem, mas comentam que é um projeto do governo de um super mega resort, que já está sendo construído há alguns anos e demorará mais outros vários para ficar pronto. Agora tá explicada a super ponte de milhões de dólares. Não sei se voces lembram mas num post anterior comentei que o Camboja é um dos países mais corruptos do mundo ...



... continuei meu caminho e dei uma paradinha pra tirar essa foto, é de um dos lugares onde os governantes dividem a grana que deveria ser investida em benfeitorias para o povo Cambojano (to bem ironico, não ?) ...



... cheguei na terceira praia, Independence beach (a foto engana pois a praia não é muito legal) ...



... e numa ponta da Independence beach, lá em cima do morro fica o Hotel Independence, que se orgulha de um dia já ter hospedado Jackeline Kennedy ( depois Onassis). Fui lá conhecer e reparem naquela construção que parece uma torre, na praia ...



... é um elevador bem alto que leva os hóspedes do hotel para a praia. Parece interessante, mas eu achei que não combina nem um pouco, eu teria inventado outro jeito de fazer esse acesso. Elevador de vidro na praia fica bem estranho ...



... agora essa estátua, na Independence beach e ...



... essa também, eu achei lindas ...



... continuando, a quarta praia Sokha beach, é bem bonita, mas tem só um pedacinho num dos cantos aberta ao público, pois praticamente 90% dela é propriedade de um super complexo de hotel, restaurante, cassino e spa. Eu entrei para visitar e é enorme, luxuoso ...



... tem muitos tipos diferentes de acomodações, como essas casas da foto e outras mais, assim como muitos quartos em vários prédios enormes ...



... acontece que tudo estava praticamente deserto, não vi mais que meia dúzia de hospedes. Não vou afirmar nada até porque não tenho certeza, mas que isto está cheirando a uma "lavanderia monetária", ah está ...



... e entre outros carrões olha o que eu vi por lá, esse Porsche preto. Não é só um Porsche, é um Porsche Panamera ...



... e tinha esse também. Mas espera aí, não é o mesmo ? Não, esse é outro Porsche. Porsche Panamera Turbo S ...



... continuando meu caminho, cheguei em Occheuteal beach, a quinta praia que visitei, é a mais famosa, mas achei horrível ... 



... então, a sexta e última praia antes de voltar, Serendipity beach, é um cantinho da anterior, e bem caída também. Pronto dei uma volta completa pelas praias de Sihanoukville e realmente fiquei um pouco desapontado com o que vi, mas ...



... felizmente escolhemos ficar em Otres beach. Paraíso.



Então, depois de conhecer Otres beach, digo com certeza que vale a pena tirar uns “dias de folga” e vir para o litoral do Camboja, ainda mais porque depois de visitar Siem Reap e “camelar” pelos Templos de Angkor, depois ainda ir para Phnom Penh e se injuriar sabendo de detalhes das desgraças que o pobre povo daqui passou, nada mais justo que uns dias de descanso.

Por causa da foto abaixo, lembrei-me de uma coisa que não tem a ver com esse post. Mas vou comentar : - Uma vez li em algum lugar (não me lembro onde e nem sei se é verdade), que no Brasil, por causa da posição geográfica, eram raríssimos os lugares onde se pode ver o sol se pondo no mar (sei que em Boiçucanga-SP é um desses poucos lugares).
Aqui, no sudoeste da Asia, já nem sei mais em quantas praias, (em vários países) que vemos isso acontecer.




Esse em Otres beach, todo fim de tarde, garantido !



Mais fotos :




Vendedora de mini-lulas grelhadas.



Lagostins.



Já viram isso ? Eu não conhecia.



Funciona através do motor do jet.



Essas cambojanas de pijama.



Atrasei um pouco para publicar esse post, por culpa de uma internet bem lenta.
Mas a boa notícia é que o próximo post também já está quase pronto e aparecerá logo.

Nós não quisemos ir embora do Camboja sem ao menos conhecer uma ilha daqui (tem várias).
Estou agora escrevendo de Koh Rong, neste momento estou na praia, deitado na areia mais branca e fina que já vi na minha vida. Ah, e o mar é transparente.
Se já tinhamos gostado de Otres beach, então agora, fecharemos a viagem pelo Camboja com “chave de ouro”.
Próximo post Koh Rong.

Um comentário:

  1. Bacaninha, hein? Tô começando a ficar de saco cheiro desses seus posts!!!! Pura inveja, é lógico, das boas. Se isso existir!!! kkKkKkKkk

    ResponderExcluir