sexta-feira, 28 de março de 2014

VANG VIENG - LAOS



Viemos de Vientiane pra cá de van, US 7/ cada e umas 4 hs de viagem.

Ficamos na Domon Guesthouse, US 13/ noite.
Bom, com ar condicionado, tv, quarto grande e uma varanda com vista para as montanhas. Agora estamos entrando na baixa temporada e esses preços são mais realistas para uma cidadezinha no Laos.







Vista da varanda.



Vang Vieng fica quase na metade do caminho entre Vientiane e Luang Prabang.
A vila foi descoberta por mochileiros na metade dos anos 90 porque além de ser uma parada de descanso na rota entre as duas principais cidades do Laos é também super legal e tem muitas atrações ao redor.

Aqui é uma região com muitas montanhas, vários picos para escalar e várias cavernas.












Trilhas para caminhar, andar de bicicleta, de moto, e de buggy.



Bike de primeira, US 2,50 por 12 hs.



Moto ruinzinha, US 3,50 por 12 hs.



Buggy, não sei quanto custava.



E a atração principal que é o belo Rio Nam Song onde voce passeia de barquinho a motor, caiaque ou faz tubing, que é a mesma coisa que o nosso bóia-cross.




Nessa foto tem barco a motor, caiaque e tubing.



Caiaque, chegando no ponto inicial da descida.



Tubing ou bóia-cross.



Esse tubing é a maior atração da vila e foi o que mais trouxe fama para Vang Vieng.
Todo mochileiro que viaja pela Asia já ouviu falar e quase todos que visitam o Laos querem vir aqui e fazer tubing no rio.

Voce pega a bóia numa das várias lojinhas da vila e paga US 7 pelo dia todo e no preço já está incluida uma ida de tuk-tuk até o início da flutuação, 4 km da vila.
Chegando voce põe a bóia no rio e vai descendo, até chegar de volta na vila, na época das chuvas demora 1 hora e na seca umas 3 horas.




Saída numa das lojinhas da vila.



Ponto inicial da descida o rio está logo alí.



Ponto final do tubing.



Mas todo mundo demora muito mais que 1 ou 3 horas pois na verdade a atração não é somente descer o rio, o divertido mesmo era parar nos vários bares na margem e ir enchendo a cara e fazendo festa em cada um deles (até ano passado tinham mais de 10), era muita bebedeira mesmo, som alto e todo mundo se divertindo.
Depois chegavam na cidade e a festa continuava nos bares até de madrugada, geralmente com vários ainda de calção e biquini.
Eh claro que a maioria curtia muito, mas sempre tem aqueles que exageram e depois de várias mortes de turistas (em 2012 foram mais de 20), a polícia, no ano passado, resolveu agir e fechou todos os bares do rio (eram ilegais, sem licença) e cortou o negócio de gente andando de calção e biquini e fazendo bagunça na vila até de madrugada (23:00 hs todo mundo tinha que ir pros hotéis). 
Antes disso chegaram a ter 400 pessoas por dia pelo rio, agora diminuiu muito, mas nós fomos descer o rio de bóia e vimos que aos poucos deve voltar o mesmo esquema (acho que a polícia não está mais por aqui), já tinham uns 3 ou 4 bares abertos e num deles tinha uma galera bebendo e fazendo festa, era no início da descida, então antes mesmo de ir para a água, todo mundo tomando todas ...




As bóias que esperem, todo mundo se "aquecendo".



Outro bar, tava escrito que era o último, mas tinham mais uns dois mais pra frente.



Difícil decisão mas eu acho que não adianta reprimir e proibir, quem quiser se matar que se mate, pois a maioria só curtia e se divertia mesmo e acho que apesar de ser um pouco de desrespeito com os moradores (são budistas, tradicionais) a maioria deles tava era gostando de encher os bolsos com a grana dos turistas.

A região aqui é bem bonita, tem um clima de montanha mas faz calor.
O rio é ótimo, além de bonito é limpo e refresca.




Rio Nam Song.



Beira-rio, pertinho do nosso hotel.



Na vila tem bastante barzinho bem bacana, quase todos com esteiras e colchões pelo chão.











Gostei bastante de Vang Vieng, me lembrava um pouco Visconde de Mauá no RJ/MG.

Só não gostei muito de uma mania que eles tem que eu nunca tinha visto.
Vários bares tem tvs que ficam ligadas o tempo todo e ficam passando aquele seriado Friends (eu acho muito chato), repetindo o dia todo. Vai entender, rsrsr.




Dá pra ver na tv, passando Friends ?



Mais fotos :




Blue Lagoon, a 7 km da vila.



Cris disputando corrida com um tuk-tuk.



Numa vilazinha, próxima a Vang Vieng. Esses panos são feitos alí mesmo por umas mulheres, em uns teares manuais.



Tuk-tuk, quando não está trabalhando vira puleiro de galinhas.



Em Vang Vieng tem passeio de balão, por cima do rio. Deve ser legal mas custa US 78 por pessoa.







Onibus de viagem no Laos.



Fim de tarde na beira do rio.




Mais uma do estressante tubing no Rio Nam Song.



Próximo post Luang Prabang.

Um comentário:

  1. Fale rapaz. Como sempre bem legal os relatos. Lógico que temos saudades de vocês, mais para o seu melhor, continue viajando o máximo possível, pois aqui no Brasil está uma verdadeira, sei lá eu o que!!! Para se ter uma noção, no Parque Continental, Jaguaré, região e em outros pontos em São Paulo existe o surto de Denge. E não há qualquer veiculação nas mídias televisivas e radiofônicas, será que é pela Copa FIFA? Sei lá!!! Teoria da Conspiração!!! Enfim, fique por ai...

    ResponderExcluir