sexta-feira, 27 de junho de 2014

FILIPINAS - CONCLUSOES



No primeiro post sobre as Filipinas eu comentei que vir para cá não foi idéia minha, a Sílvia e a Cris que escolheram.
Acabei entrando na "onda" delas e viemos, mas eu não disse porque eu não tinha pensado em Filipinas.
Eu, a princípio, não estava empolgado com a idéia porque já tínhamos viajado demais. Tempo demais e em lugares demais então achei que seria melhor simplesmente voltar para alguns lugares já conhecidos (claro que escolhendo bem) e ficarmos só descansando e curtindo sem fazer grandes coisas, tipo assim, deixa o que ainda não conhecemos para outra vez.

Prá mim o ideal é viajar primeiro para países mais “complicados” pois no início da viagem voce está com pique total e não depois de estar quase um ano viajando vir para lugares como as Filipinas, mais difíceis.

Eu não vou dizer que me arrependo de ter vindo, não é verdade, gostei de várias coisas e realmente os mergulhos são espetaculares. Mas não recomendo as Filipinas pelas dificuldades de locomoção, falta de estrutura para o turismo, comidas ruins e preços em geral mais altos.
Claro que estou comparando com outros países do Sudeste da Asia e se voce já visitou vários arrisque também as Filipinas.
Mas se tiver que escolher, escolha Tailandia, Indonésia, etc..

Belezas naturais em todos tem, um pouco menos no Laos, Mianmar e Vietnã.

Mergulhos excelentes tem na Tailandia, Filipinas, Indonésia e Malásia.

Povo legal em primeiríssimo lugar no Mianmar, depois Filipinas e Laos.

Comidas Indonésia, Tailandia e Vietnã.

Facilidades para se viajar Tailandia e Vietnã.

Na verdade cada país tem seus atrativos e Filipinas tem seus mergulhos e suas praias.

E não é que viajar pelas Filipinas não seja legal, prefiro achar que eu não conheci lugares suficientes para ter uma boa opinião, mas de qualquer forma essa foi minha impressão e se eu resolver voltar um dia para cá, vou fazer diferente.

Então para concluir, só recomendo as Filipinas caso voce já tenha conhecido os outros países do sudeste asiático.

Agora, se voce é mergulhador certificado (e adora isso) então a história é outra e tenho na cabeça um esquema de viagem perfeito, se eu voltar é o que farei.
Primeiro escolha a época ideal, venha direto para Puerto Princesa (Palawan) e nem perca tempo, embarque num live aboard com o máximo de dias possível e vá fazer os melhores mergulhos da sua vida.
Não é barato, mas perfeito.
E daí, na volta, antes de ir embora pegue um onibus até El Nido (6 hs de viagem e US 9) e fique uma semaninha lá, aproveite o paraíso, faça ao menos um ou dois tours e ainda curta a chance de conviver um pouquinho com o simpático povo filipino.
Depois volte a Puerto Princesa  e vá embora ...
Pode ser para a Indonésia, a Tailandia, o Mianmar, o Laos, o Camboja, o Vietnã, a Malásia, a China, a India, ou volte prá casa para trabalhar um pouco e juntar dinheiro para viajar de novo !

Ah, e se voce quiser vir para as Filipinas e não for mergulhador ?
Deixe de enrolação e se torne um, é fácil, barato e no mínimo voce vai ver como é boa a sensação de se flutuar no fundo do mar.
Debaixo da água, equalize seu corpo e se solte, vai parecer que está voando.

Gastos :

- Ficamos 34 dias nas Filipinas e gastamos exatos US 3.270 para duas pessoas.

Comparativo de nossos gastos em cada país, em dólares, pelo período de 30 dias :

- Indonésia      2.510.

- Malásia         2.748.

- Mianmar       3.014.

- Tailandia       2.554.

- Camboja      2.620.

- Laos             1.813.

- Vietnã           2.433.

- Filipinas       2.886.

Agora chega de novos países mas ainda não é hora de voltarmos para casa.
Vamos voltar para a Indonésia, repetindo lugares que valem a pena e de vez em quando acrescentando outros.
Depois voltamos a Tailandia antes de irmos para a Europa.

Vou continuar fazendo meus posts, mas agora iremos a menos lugares.
Tiramos o pé do acelerador, entramos em férias ...

Próximo post Nusa Lembongan - Bali - Indonésia (2).

Um comentário:

  1. Olha que família rodante, rsss. Bom saber que está tudo bem com vocês, sempre curtindo muito as viagens. Começando a voltar devagar, ótimo.
    Beijos, enjoy!

    ResponderExcluir