segunda-feira, 2 de junho de 2014

DONSOL - FILIPINAS

Donsol, assim como Caramoan, também fica na principal ilha das Filipinas, na região sudeste de Luzon.

De Caramoan a Donsol são cerca de 200 kms de distancia mas vou descrever com detalhes o que tem que ser feito pra se chegar aqui.

-    Caramoan City – Porto Guijalo, triciclo, US 1,20/ cada, 20 min.

-    Porto Guijalo – Sabang, barco, US 3/ cada, 2 hs.

-    Sabang – Naga, van, US 2,5/ cada, 1,5 hs.

-    Naga – Legazpi, onibus, US 2,5/ cada, 3 hs.

-    Legazpi – Donsol, van, US 2/ cada, 1 h.

--   Donsol – hotel na praia, triciclo, US 0,8/ cada, 15 min.

Com todos esses transportes mais o tempo de espera entre eles, saímos por volta das 6 da manhã e chegamos as 4 da tarde.
Viajar por algumas regiões das Filipinas é isso aí.

Ficamos no Dancalan Beach Resort, US 21/ noite, simples mas na beira da praia e exatamente ao lado do Donsol Tourist Center.

Entrada do Dancalan.

Alí, o refeitório e lá no canto esquerdo, nossos quartos.

Assim que chegamos largamos as coisas nos quartos e fomos pra beira da praia. A areia é meio grossa e escura, não é muito legal, mas o visual !!

Donsol até 1998 era somente mais uma vilazinha de pescadores e provavelmente teria continuado assim se um mergulhador local não tivesse feito um vídeo sobre os tubarões-baleia e um jornal não tivesse divulgado essa história.
A região sempre atraiu grande quantidade desse enorme e calmo animal que chega a atingir 20 mts. de comprimento e 15 toneladas de peso, é um peixe, aliás o maior do mundo.

Segundo um rapaz local, ele lembra bem que antes de 1998, em certas épocas do ano, existiam dezenas ou até centenas desses animais que costumavam chegar até a beira da praia.
Os pescadores locais tentavam afugentá-los porque acabavam estragando suas redes e também porque sendo enormes, alguns tinham medo deles virarem seus barcos.

Depois de 1998, Donsol se tornou um importante destino turístico nas Filipinas e agora existe esse Centro de Turistas que controla e monitora os barcos que levam os turistas para nadarem ao lado dos peixes gigantes.
O período de março a abril é o melhor e mais garantido, então saem barcos com número limitado de turistas em cada um e assim que encontram os tubarões todo mundo vai pra água só de máscara e snorkel (mergulho autonomo é proibido).
E deve ser fascinante poder nadar a metros de distancia de uma criatura tão grande, que apesar de ser selvagem, é dócil.
Existem algumas restrições e voce não pode tocá-los.

Agora, como estamos praticamente no fim da temporada, ficávamos aguardando o barco de monitoramento avisar se algum tubarão-baleia fosse avistado e assim iríamos até lá.
Não aconteceu.
Pena.
Fica pra próxima.

O centro que controla as visitações aos tubarões-baleia, ficava vizinho ao nosso hotel, por isso nem precisávamos ficar indo lá, se os bichos fossem avistados nós saberíamos em seguida.

Aqui eles são chamados de Butanding (peguei essa foto na web).

Nadar com eles deve ser legal, são calmos e aqui costumam se referir a eles como "Os gentis butandings" (peguei essa foto na web).

Existem também umas 4 ou 5 operadoras de mergulho em Donsol e apesar de existirem diversos pontos de mergulho na região, todos querem mesmo é conhecer o famoso point chamado de Manta Bowl.
Fica a 1,5 hs daqui, no meio do oceano, onde voce mergulha a uns 20-25 mts de profundidade e tendo sorte vai encontrar arraias-manta gigantescas nadando num local que chamam de estação de limpeza delas.

Um outro mergulhador local foi também responsável por descobrir esse outro atrativo que garante um bom fluxo de turistas também.

As saídas para Manta Bowl são com tres mergulhos inclusos (US 75/ pessoa) pois como no local das mantas costuma ter corrente forte e é no meio do nada, consideram um mergulho mais difícil (avançado).
Então eles levam a gente primeiro em um belo local na Ticao Island e observam se voce é “safo” (capaz) daí os outros dois mergulhos serão em Manta Bowl.

Tem um vídeo no You Tube (que foi filmado aqui, em abril passado) sobre uma enorme manta que tinha umas linhas de pesca presas no corpo e uns mergulhadores resolveram ajudá-la a se livrar daquilo.
Ela se assusta, como era esperado, e depois inacreditavelmente volta e fica parada para o cara acabar de tirar a linha que já tinha cortado parte do seu corpo.
Não deixem de assistir. Põe lá no You Tube "Manta Rescue" e é o filme de april 2014.

E nós, no último dos mergulhos, apesar da visibilidade não estar perfeita, tivemos sorte e fomos ajudados pelos olhos treinados do nosso dive-master que a certa hora, fez sinal para todos encostarem no fundo e não se moverem e de repente surgem duas delas, uma enorme com uns 5 mts de largura e outra pouco menor.
Tivemos o prazer de assistir seu “balé” por alguns poucos minutos.
Eh muito legal, o bicho é muito grande.

Indo para os mergulhos. (Brã olha lá no fundo o nome do barco).

Chegando em Ticao Island, local do primeiro mergulho.

"Aprovados" ?  Então agora vamos atrás das mantas.

No Brasil costumamos chamar de Jamanta (peguei a foto na web).

Foi assim mesmo que ficamos encostados no fundo, observando as mantas (peguei a foto na web). ESSE NEGOCIO DE EU NAO TER UMA CAMERA SUB NAO TA CERTO NAO !! rsrsr.

Outro atrativo de Donsol que parecia meio bobo mas no fim achamos legal também é ir, após o por-do-sol, até a beira de um rio próximo e alí pegar um barquinho para até 6 pessoas (US 32), com um guia e mais o piloto.
Rio acima, na total escuridão até um mangue onde tem algumas árvores com milhares de vagalumes.
Fica um visual bem legal e o guia vai contando detalhes dos bichinhos, etc..
Esses são bem diferentes dos nossos, tem só 3 mm de comprimento e a luzinha única e amarelada fica na barriga.
Ficam voando e piscando em volta das árvores e em alguns locais vão se aglomerando e daí todos esses começam a piscar em sincronia, centenas ou milhares deles, bem interessante.

Indo atrás dos vagalumes. Eu não soube regular a camera para tirar foto deles, tirei algumas mas ficaram umas porcarias, rsrsr.

E isso (dos vagalumes) é garantido, todo dia, o ano todo.
Não como os sumidos tubarões-baleia que as vezes se mandam pra outras bandas.

Mais fotos :

Pescador filipino. Sempre vemos vários assim, pescando solitários, só com uma linha mesmo. Acho que é só pra alimentar a família.

Vulcão Mayon, visto da estrada ...

... e aqui visto do mar. As Filipinas tem muitos vulcões. Esse é ativo (dá pra ver a fumacinha) e dizem que é um vulcão perfeito por causa do formato dele.

Ticao Island.

Refúgio de algum "pobre coitado" em Ticao Island.

Filipinos pegando caranguejos no final da tarde.

Mais um por-do-sol na frente do nosso hotel.