segunda-feira, 23 de junho de 2014

EL NIDO - FILIPINAS

De Port Barton saímos em um jeepney, US 3,50/ cada e 1,5 hs até Roxas e então um onibus US 4,50/ cada e 3,5 hs até El Nido.

Jeepney, existem de dois tamanhos diferentes ...

... esse é o grande.

Chegamos debaixo de chuva e fomos direto para o Marikit Pensionne, US 16,50/ noite.
Bem simples mas limpinho, com um bom wifi e pessoal simpático.

El Nido (O Ninho, em espanhol) é uma vila cercada de altas montanhas de pedra e acho que um dos lugares mais famosos das Filipinas.
Nosso hotel ficava mais para dentro, uns 100 metros da praia, e era num lugar bem calmo, mas tem vários outros na frente da praia com preços parecidos, acho que é mais legal se hospedar lá pois tem trechos da praia bons para tomar sol ou para um mergulho refrescante.

Praia da vila, em alguns trechos é cheia de barcos mas tem a água bem clarinha.

El Nido lá no fundo, cercada de montanhas.

A vila já está bem turística e bem desorganizada, fica tudo meio amontoado na beira da praia e a uma ou duas quadras para dentro.

Não é bonita mas tem um “clima” legal e barzinhos e restaurantes bem bacanas.
Restaurantes italianos, franceses, etc., rústicos e apesar de já estarem com os preços inflacionados, eram muito bons.

Rua principal.

Também existem várias vielas como essa.

Trecho da praia durante o dia ...

... e de noite.

Em volta da vila são ilhas, praias, cavernas, passagens entre pedras, etc., tudo rodeado por um mar absurdamente bonito.
Os mergulhos são excelentes, quase perfeitos.

Em volta de El Nido tem tanta ilha e lugar para se visitar que os passeios de barco foram divididos em partes. Tour A, B, C, e D, cada um leva um dia inteiro visitando os paraísos, parando para uns mergulhos e incluíndo um almoço de grelhados deliciosos.
Os preços são fixos e custam US 40/ cada tour por pessoa, já inclusa uma taxa de preservação.

A foto não ficou muito boa.

Esta está um pouco melhor.

A região é uma mistura da beleza das ilhas do sul da Tailandia, das enormes pedras de Halong Bay, no Vietnã e das praias da Polinésia Francesa, tudo junto mas muitíssimo menos explorada e bem melhor preservada que esses outros lugares.

Eh só voce escolher um ou mais dos tours disponíveis e é garantido que vai se surpreender com tanta beleza !

Todos os tours são feitos com os barcos típicos filipinos e que sendo meio lentos acabam gastando um bom tempo entre os pontos de visita.
Nós tivemos sorte pois conversando com um casal de franceses dias antes de virmos eles indicaram que procurássemos o La Salangane (restaurante frances) pois eles tinham uma lancha e eram os únicos a fazer dois circuitos num dia só.
Fizemos A e B.
Perfeito, um pouco mais caro (US 50/ pessoa) e corrido mas no fim mais economico.

Difícil dizer qual dos roteiros é o mais legal, cada um vai em lugares diferentes e tem muita coisa legal mas eu achei bem impressionante um lugar chamado Small Lagoon.
O barco pára próximo das pedras onde por um pequeno buraco voce passa nadando e entra numa belíssima lagoa rodeada de paredões de pedra, simplesmente fantástico.

Essa é a entrada da Small Lagoon. Não tenho fotos lá de dentro, não arrisquei tentar levar a camera sem molhar. Mas foi o lugar mais incrível prá mim.

Visual da entrada da Big Lagoon, entre paredões de pedra.

Aqui, dentro da Big Lagoon.

E olha a cor dessa água.

Parada para o almoço. Enquanto acendiam o fogo para os grelhados, fomos mergulhar lá em volta daquela pedra, simplesmente inesquecível.

Daí voltamos e aguardamos ...

... o pessoal servir o rango.

Aqui, subimos no mirante da ...

... Snake Island, que tem um belo visual.

Também fomos nessa caverna ...

... que fica numa ilha e voce entra ...

... direto do mar pra dentro dela.

Nos outros dias íamos a alguma praia próxima ou ficávamos na praia da vila mesmo.

A praia conhecida por Las Cabanas Beach (tem também um outro nome que não me lembro) é muito bonita, fica somente a 20 minutos da vila, de triciclo (US 3,50/ total).

Chegamos em Las Cabanas Beach, olhamos para um lado ...

... e para o outro ...

... e escolhemos ficar naquela sombra alí na beira da água (foi alí que escrevi esse post e parte do próximo).

Sim, certamente El Nido está entre os lugares mais bonitos que eu já vi na minha vida e provavelmente está entre os mais bonitos do mundo.
E olha que estamos no início das monções, temporada de chuvas, e desabava um temporal toda tarde.
O sol aparecia mas o céu, na maioria dos dias, estava bem nebuloso.

Chuva chegando.

Mais fotos :

Essa IGLESIA NI CRISTO é a que mais tem aqui nas Filipinas. Acho que é católica, pois a grande maioria do povo é.

Num cantinho dentro da Big Lagoon.

Praia Las Cabanas.

Essa ilha fica bem na frente da praia Las Cabanas ...

... essa também e na maré baixa dava para atravessar a pé.

Lá no fundo El Nido e essa estradinha no canto esquerdo vai até uma praia bem pertinho, mas que não era muito boa.

"Vida dura" 1.

"Vida dura" 2.

"Vida dura" 3.

Agora voltamos a Puerto Princesa, dormimos uma noite lá e voamos para a Indonésia.

Próximo post Filipinas - Conclusões.