terça-feira, 17 de junho de 2014

DUMAGUETE - FILIPINAS

Este post deveria se chamar OSLOB - FILIPINAS, mais abaixo vai dar para entender o porque.

De Moalboal na Ilha de Cebu, pegamos um onibus por US 2/ cada e 1,5 hs até Bato e dalí um triciclo até Lilo-an para pegar o barco por US 1,50/ cada e 30 min. até Sibulan na Ilha de Negros, daí mais um triciclo até Dumaguete.

Barco que faz a conexão Cebu - Negros. Reparem só na cor da água !

A Ilha de Negros é grande e dividida em Negros Ocidental e Negros Oriental que tem como capital Dumaguete, uma cidade relativamente pequena ( 120.000 habitantes) e que tem algumas universidades.
Estranho fazer uma referencia a uma cidade dizendo que ela "tem algumas universidades", mas na verdade não tenho muito mais a dizer sobre Dumaguete.

Em termos gerais as cidades maiores nas Filipinas não costumam ter nenhum atrativo e além de serem meio bagunçadas ainda são feias.

Dumaguete, eu tinha lido em algum lugar que seria uma excessão. Não seria tão feia.
Bom, na minha opinião não é bem assim.
Até tem um boulevard (calçadão) a beira mar legal e bem arrumadinho, mas acho que nada além disso.

Dumaguete pode até ser melhor que Manila, Cebu City, Masbate, Puerto Princesa e outras, pois todas são caídas, mas seria “forçado” se eu considerasse Dumaguete uma cidade legal.

Ficamos no Harold’s Mansion, US 19/ noite, médio, é como um albergue (hostel), mas como a grande maioria dos hotéis filipinos nessa faixa de preço, tava longe de ser bom.

Viemos só por 3 dias e a idéia inicial era fazermos uns mergulhos na Apo Island, uma ilha próxima e com fama de ter bons mergulhos.
“World class dive sites”, como eles dizem por aqui.

Acontece que pouco antes de virmos, numa conversa com um alemão lá em Moalboal, ele comentou que após o último tufão Apo Island não era mais a mesma.
Conversando com o dive master da operadora de mergulho do Harold’s Mansion (nosso hotel), confirmamos isso.

Então decidimos que não iríamos gastar uma grana para ir até Apo Island e provavelmente ficarmos decepcionados.

E como teríamos 3 dias para pegar um voo até o próximo destino e aqui não tem muito o que se fazer, no segundo dia resolvemos ir para Oslob, dormir uma noite lá e depois voltarmos para Dumaguete.

Acontece que Oslob é na Ilha de Cebu (e estamos em Negros), é perto mas como sempre tem vários transportes... Voltamos para a Ilha de Cebu.

E o que fomos fazer em Oslob ?
Lembram dos tubarões-baleia lá de Donsol (em Luzon) ?
Aqueles que acabamos não vendo ?
Pois é, em Oslob também tem e é garantido.

Tubarões-baleia são uma importante atração turística das Filipinas.

Em Oslob  o pessoal começou a alimentá-los e assim os bichos aparecem todo dia e os turistas não precisam escolher a época certa como em Donsol.
Eu já sabia desses tubarões-baleia “domesticados”, mas antes não tive vontade de vir ve-los pois me pareceu que seria meio sem graça, diferentemente dos outros que são totalmente selvagens e não são alimentados, parece que vivem mais “livres”.

Mas um dia um cara me disse que na verdade a história dos tubarões-baleia de Oslob é que os pescadores começaram a alimentá-los não pensando em turismo mas sim porque os bichos estavam estragando suas redes atrás dos peixes que ficavam aprisionados (??).
E daí, claro que aproveitando que os bichos apareciam todo dia, começaram a explorar o turismo.
Sei lá se foi bem assim, até duvido, mas viemos conferir.

Resolvemos ficar hospedados na praia de Tranawan, fica um pouco antes da vila de Oslob e é exatamente o local onde os bichos aparecem.

Entrada do nosso hotelzinho.

Ficamos no Aaron Beach Resort, US 30/ noite.
De resort não tem nada, só 4 quartinhos, bem simples, mas na beira da praia e a metros de onde se ve os tubarões.

O Aaron Resort é só isso mesmo da foto mais um restaurantezinho e uma operadora de mergulhos. E nessa praia, fora uns bons snorkels e o mergulho com os tubarões não tem mais nada prá se fazer. Então, chegamos já de tarde, fizemos um snorkel legal e teríamos que esperar para mergulhar com os tubarões só na manhã seguinte então ...

... a noite foi caindo ...

... e pintou essa lua cheia ...

... e nós tivemos que aguentar toda essa dureza !!

Por causa dos tubarões-baleia o fluxo de turistas é grande, mas achei tudo bem organizado. Tem biólogos e mergulhadores cuidando, me pareceu um esquema legal, eles não pensam só na grana dos turistas, acho mesmo que também se preocupam com os bichos.

Os tubarões de Donsol chegam a 20 metros, são gigantescos esses daqui tem por volta de 6 metros devem ser filhotes, mas de qualquer jeito são enormes e achei muito legal a experiencia de poder nadar junto com eles.
Ficamos uns 30 minutos na água só com máscara e snorkel e pagamos US 24/ cada.
Voce pode também ficar olhando sem sair do barco (US 12) e pode mergulhar com equipamento completo por 1 hora (US 70).

Tubarões-baleia existem em diversos lugares do mundo mas é dificílimo ve-los, nem sei se existe uma oportunidade como essa aqui em algum lugar fora das Filipinas.
Raramente algum mergulhador tem o prazer de encontrar esses gigantes em outros mares pelo mundo.

Trinta minutos foi muito pouco, dá vontade de ficar horas lá observando os bichos, essa oportunidade é raríssima e ficar a centímetros de peixes tão grandes e dóceis é muito legal. Não sei se era porque eu estava empolgado com a chance de mergulhar com eles mas na verdade achei eles muito bonitos, nadam devagar, parecem que estão desfilando, esses peixes tem classe.

O corpo é igual ao de um tubarão comum, a cor é cinza, alguns mais claros outros mais escuros e é coberto de pintas brancas, mas a cabeça é larga e achatada e a boca enorme parece uma boca de sapo. Sapo desdentado.

Agora, o tamanho impressiona (e olha que esses são bem pequenos, imagino só os de 20 metros).

De manhã cedo já tinham vários barcos com turistas na água ...

... então assistimos a palestra antes ...

... não resisti e aluguei uma camera sub (US 12) ...

... pusemos os coletes de qualquer jeito mesmo (depois quando for cair na água pode tirar) eu coloquei todo torto e sem prender direito mas e a Cris que colocou só num braço, rsrsr.

E olha aí os "astros".

Nadam com classe.

Esse parecia que ia comer o turista lá na frente, mas que nada, são mansos e nem tem dentes. Agora se voce der bobeira acaba levando uma "rabada" que pode te desmontar.

Esse tava ganhando comida (são uns camarõenzinhos) do barqueiro. Eles sugam a água com força que até faz um redemoinho, engolem tudo, ficam com a comida e soltam a água pelas guelras (eu acho).

Esse passou bem embaixo de mim, quase me atropelou. Olhem a cabeça chata dele.

Olha o bocão.

Eu tentando posar pra foto do lado do bicho.

A Sílvia tentando afundar. Numa dessas tentativas ela acabou tocando num deles.

A Cris. Parece que ela tá com a mão nele mas é ilusão. Ela está a uns bons metros de distancia. Dá para saber disso pela proporção do tamanho dela com o tubarão.

Nessa foto dá para ter noção certa dos tamanhos, a Cris tá bem em cima do tubarão. Os dois estão na mesma distancia de mim.

Depois da agradável experiencia voltamos a Dumaguete e dia seguinte partimos para a Ilha de Palawan, teremos 10 dias por lá e então vamos embora das Filipinas.

Próximo post Port Barton.