sábado, 21 de junho de 2014

PORT BARTON - FILIPINAS

Em Dumaguete (na Ilha de Negros) pegamos primeiro um voo de 30 min. até Cebu City (na Ilha de Cebu) e depois outro de 1 h. até Puerto Princesa (na Ilha de Palawan), os dois voos por US 89/ pessoa.

Puerto Princesa é a capital da Ilha de Palawan, uma ilha que fica um pouco distante das outras nas Filipinas (por isso é melhor vir de avião) e que tem uma certa fama pelas suas belas praias, principalmente da região norte.

A cidade é grande e não tem nada de interessante fora um passeio de barco por ilhas e praias próximas, na Honda Bay, mas nós não fomos.

Ficamos só uma noite hospedados no Hotel Moana (US 25/ noite) que fica bem ao lado do aeroporto.

Quase todo mundo que vem a Puerto Princesa faz o passeio de um dia até Sabang para visitar um rio subterraneo que sai de uma praia e entra dentro de uma caverna.
Eh super turístico e estão querendo que faça parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Ouvi dizer que seria bem duvidoso quererem eleger esse lugar para fazer parte disso ...
Imagino que até deva ser bonito mas só que ficar sei lá quantas horas numa van para ir até lá, navegar no tal rio só por uns 30 minutos e depois voltar tudo, ainda pagando caro, fez a gente desistir.

Dia seguinte então pegamos um onibus por quase 4 hs. e US 6/ cada e fomos em direção norte até Port Barton.

Olha só o onibus que faz Puerto Princesa - Port Barton e nessa baixa temporada só tem um por dia.

Uma vilazinha super pequena e tranquila que como quase todo lugar nas Filipinas tem um mar maravilhoso e jardins submersos de corais muito bonitos e bem preservados.

Praia de Port Barton na maré baixa.

Ficamos no Deep Gold Resort, US 10/ noite.
Legal porque ficava na beira da praia mas tá precisando de uma reforminha urgente.

Nosso "barraco".

A área social do Deep Gold era legal.

Port Barton é o típico lugar pra se ficar só descansando (“de bobeira” como falam os cariocas), sem fazer quase nada.
Luz elétrica só tem das 18:00 as 24:00 hs e o acesso a internet era tão ruim que podemos considerar que não existia.

Agora o fundo do mar e as ilhas em volta merecem respeito, são lindos.

Num dos dias combinamos com um simpático barqueiro chamado Gaga e ficamos o dia todo passeando, fazendo snorkel e visitando umas ilhas paradisíacas.
Tudo por US 15/ cada com um belo almoço de peixe na brasa feito pela esposa do Gaga num lugarzinho que dava vontade de nunca mais ir embora.

Chegando no lugar do primeiro snorkel, tirei essa foto de cima do barco. Olhem a transparencia da água.

Uma das ilhas no caminho.

Aqui escostamos para mergulhar e depois almoçar ...

... o barco ficou alí ancorado, é uma ilha quase deserta, só moram um casal num barraco na beira da praia, mas eles nem estavam lá ...

... e depois do almoço, um cochilo na rede.

De tarde encostamos nessa outra ilha e caminhando um pouco pela praia ...

... encontramos essa concha e várias outras ...

... tudo jogado pela praia, muitas mesmo.

Como nem tudo são flores, estamos agora entrando mesmo na baixa estação daqui, as chuvas começaram e estragam um pouco os passeios.

Não estou reclamando ou achando ruim de jeito nenhum pois estamos na Asia desde  setembro do ano passado e fora algumas chuvinhas fracas pelo caminho, até agora nunca pude dizer que nos atrapalharam.

Mas em Port Barton começamos a ficar molhados. Um dos dias estávamos indo a uma cachoeira próxima (a pé mesmo, só 4 km de distancia da vila) e a chuva veio tão forte que resolvemos até voltar no meio do caminho.
Paciencia, não dá para se ter tempo bom sempre, mesmo programando bem.

Mais fotos :

Olha a "cara" dos triciclos de Puerto Princesa.

Ficamos só uma noite em Puerto Princesa mas demos sorte, quando fomos procurar um lugar para jantar acabamos encontrando um show de música ao vivo numa praça cheia de barraquinhas de comida.

Olha a cantora da banda. Aqui nas Filipinas as mulheres não são tão recatadas como a maioria delas nos outros países do Sudeste Asiático.

Esse coqueiro em Port Barton me fez lembrar de um muito parecido que tem numa praia da Ilha Grande-RJ. Se não me engano é na Praia de Parnaioca.

Gostei dessa foto.

Entardecer em Port Barton.

Então, após quatro dias de pura malemolencia em Port Barton, seguimos viagem em direção mais ao norte ainda da Ilha de Palawan.

Para quem não ...

... sabe o que é malemolencia, ...

... malemolencia é isso ...

... e isso ...

... isso também e ...

... não são só a Cris e a cachorrinha que fazem parte disso. Eu também, hehehe. Olha meu lugarzinho alí no travesseiro da direita. Só levantei prá tirar a foto e voltei em seguida.